publicado em 13/10/2019
Fardo
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus, Cap. XI vv.28 a 30)
No dicionário, fardo é o que moralmente se custa a suportar ou o que impõe responsabilidades. Para os simples ou humildes verdadeiramente o fardo terreno é quase insuportável diante de tantas cobranças, do capitalismo que rege o planeta e ainda diante dos perigos iminentes que assolam a humanidade.
No entanto, o fardo de Jesus, se o compreendermos bem é leve pois que a exigência é apenas a honestidade, o trabalho beneficente e o amor ao próximo. Não há jugo ou opressão, Ele nada exige senão o amor a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a ti mesmo.
E tu? Tens amado a Deus? Tens amado o teu próximo como ama a ti mesmo?
Por ventura tens amado a ti mesmo, obstinando-te dos prazeres mundanos, dos excessos que a vida carnal te dispõe, tens controlado a gula, as palavras, os vícios, a sensualidade e os excessos que tu sabes que são prejudiciais à tua saúde física ou à derrota de tua alma?
Examine teus preceitos, renuncie um tanto mais o que à primeira vista possa ser bom para o teu corpo físico, mas que na verdade lentamente tens te levado para o caminho das enfermidades e não raro possa reduzir teus dias na crosta terrestre.
Observe ainda se tens caminhado na estrada mencionada por Jesus onde o fardo é leve e o jugo é suave.
Desperta-te, viver as ilusões terrestre somente te custará séculos de vidas de reparação, migrando ou imigrando para mundos diversos onde o sofrimento poderá ser maior e mais prolongado diante do mundo em que vives.
Renuncia os excessos, trabalha um tanto mais procurando favorecer os menos beneficiados. Se no presente eles sofrem, com toda certeza foi porque comportaram como tu te comportas na presente vida carnal.
Ombreia o fardo de Jesus procurando observar a Lei do Amor ao próximo e auxiliando sempre.
Porventura não basta as aflições que tem vivenciado?
Mude teu comportamento, trabalhando sempre e esforçando para que teus dias na crosta terrestre sejam proveitosos. Siga os exemplos de Jesus e com certeza alcançará a paz e harmonia que tanto esperas.
Pelo espírito Irmão Giovani
Mensagem psicografada por José Alves de Sousa